quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Festejando o lançamento do livro do amigo Deputado Carlos Giannazi

A tarde foi muito festiva na Editora Cortez, no dia 19 de outubro, no lançamento do livro "A doutrina de segurança nacional e o "milagre econômico" (1969\1973)", do grande amigo e companheiro de muitas lutas, Carlos Giannazi. Além de poder conhecer seu pais. Pude encontrar outros colegas, sobretudo o meu querido amigo e escritor Edson Gabriel Garcia.
 
Sinopse: O fenômeno econômico chamado milagre não foi acompanhado de melhorias sociais, sob a forma de salários elevados e de serviços públicos de atendimento ao trabalhador, num nível satisfatório, que permitissem um desafogo para a população brasileira. Essa parcimônia salarial não era gratuita. A chave da cúpula de tal projeto era, exatamente, a rígida compreensão salarial, principal elemento de acumulação capitalista e fator essencial para a efetiva mobilização do empresariado nacional, e principalmente para atração maciça do capital internacional. Tal situação de arrocho somente poderia ocorrer se essa retaguarda, pela severa repressão policial militar. Por isso, o autoritarismo governamental era um elemento indispensável para que se desse o pleno funcionamento do modelo em questão.
capa_giannazi
 
 
 

domingo, 6 de outubro de 2013

Patrícia Melo - Cenas Cotidianas

Patrícia Melo foi considerada pela TIME MAGAZINE um dos 50 líderes latino-americanos do milênio, sua obra foi traduzida para mais dez idiomas. Em 1995, a escritora, dramaturga e roteirista conquistou seu lugar na moderna literatura brasileira com a publicação de O MATADOR,  seu segundo livro e um dos melhores romances publicados no Brasil na década em questão.

Por que Patrícia tem tanto interesse em "literar" temas de violência" Segundo ela, "estruturalmente, tem a ver com a necessidade de entender, resistir ou combater, no âmbito pessoal e coletivo, o que está acontecendo. Estamos tentando compreender essas questões que lidam com a violência, com a morte. Acredito que o  interesse por essa temática é uma tentativa de ter um olhar crítico e de vivenciar de forma visceral a experiência, que é tão comum".

Que livros que indico a ler, além de O Matador:


O Matador 1995    Acqua Tuffana   Elogio da Mentira   Valsa Negra         Jonas, o Cropomantra 2008
                               1994                   1998                         2003

 
                                           Inferno                              
Ladrão de Cadáveres 2010                             Inferno - Ganhador do Prêmio Jabuti - 2003



O escritor Carlos Ruiz Záfon cada vez mais me surpreende "Palácio da Meia-Noite"

"PALÁCIO DA MEIA-NOITE - Carlos Ruiz Zafón

Sinopse: Ben e Sheere são irmãos gêmeos cujos caminhos se separaram logo após o nascimento: ele passou a infância num orfanato, enquanto ela seguiu uma vida errante junto à avó, Aryami Bosé. Os dois se reencontram quando estão prestes a completar 16 anos. Junto com o grupo Chowbar Society, formado por Ben e outros seis órfãos e que se reúnem no Palácio da Meia-Noite, Ben e Sheere embarcam numa arriscada investigação para solucionar o mistério de sua trágica história. Uma idosa lhes fala do passado: um terrível acidente numa estação ferroviária, um pássaro de fogo e a maldição que ameaça destruí-los. Os meninos acabam chegando até as ruínas da velha estação ferroviária de Jheeter’s Gate, onde enfrentam o temível pássaro. Cada um deles será marcado pela maior aventura de sua vida. Publicado originalmente em 1994, O Palácio da Meia-Noite – segundo romance do fenômeno espanhol Carlos Ruiz Zafón – traz uma narrativa repleta de fantasia e mistério sobre coragem e amizade. 

 
O Palácio da Meia-Noite - Trilogia da Névoa - vol. 2 - Carlos Ruiz Zafón